Paciente submetido a cirurgia sem intercorrências, evolui sem queixas e recebe alta hospitalar no dia seguinte à intervenção, munido de orientações sobre o pós operatório e com consulta de retorno marcada após uma semana.
Mesmo alertado sobre a necessidade de acompanhamento do pós operatório em ambulatório, o paciente opta por não comparecer à consulta agendada.
Diante de uma situação como essa, o que o médico deve fazer?
Primeiramente, é preciso lembrar que a relação constituída entre médico e paciente impõe às partes uma série de deveres.
Cabe ao médico, pautado pela técnica, oferecer ao paciente a melhor assistência possível, considerados os meios diagnósticos e terapêuticos disponíveis para o atendimento, além de informar detalhadamente, dentre outros, sobre o diagnóstico, prognóstico, reflexos sociais, riscos e benefícios do tratamento, além de comportamentos a serem seguidos ou evitados.
O paciente, por sua vez, deverá fornecer ao médico todas as informações necessárias à boa condução do caso, além de seguir estritamente todas as recomendações passadas.
A partir do momento em que o paciente deixa de seguir as orientações médicas, assume para si a responsabilidade por um resultado indesejado.
Nesse caso, a responsabilidade por eventual dano será exclusiva do paciente, afastando a responsabilidade do médico.
Na prática:
Forneça ao paciente termo escrito com orientações sobre o pós operatório e anexe uma via ao prontuário.
Registre em prontuário as faltas em consultas (com data e hora).
Registre em prontuário qualquer comentário do paciente sobre o descumprimento das orientações médicas.
Informe ao paciente os riscos do abandono do tratamento e registre em prontuário o contato realizado.